Home / Comunidade / Baixos dos viadutos Lapa e Antártica permanecem ociosos e viraram refúgio de moradores de rua
viaduto-da-lapa

Baixos dos viadutos Lapa e Antártica permanecem ociosos e viraram refúgio de moradores de rua

Três anos se passaram desde que a Prefeitura de São Paulo anunciou a concessão à iniciativa privada dos baixos dos viadutos Lapa (Comendador Elias Nagib Breim), Antártica (Oberdan Cattani) e Pompéia (Missionário Manoel de Mello). No papel, a idéia era ocupar esses espaços ociosos com atividades gratuitas de lazer, cultura e esporte. E, como contrapartida, o concessionário poderia realizar eventos e explorar atividades comerciais, como a instalação de restaurantes, mercados e até de escritórios compartilhados (coworking). Porém, de 2019 para cá, pouca coisa mudou, principalmente quanto à presença de moradores em situação de rua.
No Antártica, o primeiro a ser lançado à iniciativa privada, há pessoas morando embaixo do viaduto e, do outro lado, um barracão de escola de samba. Lembrando que o local foi concedido à uma empresa em março do ano passado por dez anos. A situação não é muito diferente no Viaduto Lapa, onde também “vivem” moradores em situação de rua. Já no Viaduto Pompéia, que foi concedido em 2019 a um comerciante local, a pandemia atrapalhou o andamento do projeto. Mas, aos poucos, o espaço está virando palco de eventos de lazer e gastronomia.
A Prefeitura sinaliza que já existem obras de melhoria em andamento no viaduto Antártica, eventos previstos no da Pompéia e um cronograma de ações para o da Lapa, que devem acontecer nos próximos meses. É aguardar e torcer!

Check Also

villa-lobos

Mesmo após concessão, Parques Villa Lobos e Água Branca apresentam problemas estruturais

Os Parques Villa Lobos e Água Branca, ambos concedidos à empresa Novos Parques Urbanos há …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *