Home / Saúde e Estética / Junho Vermelho: Rede AmorSaúde lança campanha ‘Doar sangue: Amor Insubstituível’
rede-amor-saude

Junho Vermelho: Rede AmorSaúde lança campanha ‘Doar sangue: Amor Insubstituível’

O mês de junho foi o escolhido para a conscientização sobre um tema essencial à sobrevivência: a doação de sangue, um ato seguro e simples que pode significar a diferença entre a vida e a morte de muitas pessoas. Por isso, desde 2015, é realizada, no Brasil, a campanha Junho Vermelho para incentivar as doações durante os meses mais frios do ano, época em que os hemocentros registram níveis mais baixos de sangue em estoque.
Com a finalidade de aderir ao movimento, a AmorSaúde, maior rede de clínicas populares do Brasil, que atualmente conta com mais de 355 unidades em todos os estados do país, está lançando a campanha “Doar Sangue: Amor Insubstituível”, buscando conscientizar tanto pacientes como colaboradores sobre este ato tão essencial à vida. Para atingir esse objetivo, a rede está realizando uma série de ações com comunicação interna e externa para incentivar as doações não só durante o mês de junho, mas de forma contínua, como uma prática solidária.
De acordo com a Fundação Pró-Saúde, o nível dos estoques nos bancos de sangue no país está mais baixo do que no período crítico da pandemia. A explicação para o fato é que como muitos procedimentos cirúrgicos foram adiados durante os últimos dois anos, devido à Covid-19, com a retomada das cirurgias eletivas, há uma necessidade maior de sangue disponível e, consequentemente, de doadores.
Cuidados com a saúde do sangue – Além da campanha “Doar Sangue: Amor Insubstituível”, para incentivar a realização de um check-up, que pode detectar precocemente as doenças relacionadas ao sangue, como a anemia, por exemplo, a AmorSaúde está disponibilizando uma condição especial para uma consulta clínica médica mais sete exames – Hemograma, Glicose, Creatinina, Ureia, Lipidograma, TSH Ultrasensível e Vitamina D, com valores expressivamente reduzidos.
Uma das doenças mais comuns na população brasileira, a anemia, caracterizada pela deficiência na concentração de hemoglobina ou na produção de hemácias, pode ser identificada por meio do hemograma que analisa os indicadores das células presentes no sangue. Como explica a hematologista da clínica AmorSaúde de Pato Branco (PR), Dra. Caroline Paula da Silva, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não há só um tipo de anemia, sendo preciso identificá-la para o correto tratamento.
“Os principais tipos de anemias são as carenciais, ou seja, decorrentes da deficiência de nutrientes essenciais, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico. As pessoas que mais têm predisposição à anemia, como as prematuras, gestantes ou as que têm uma alimentação deficiente em ferro, e as que apresentam sangramentos abundantes, diarreia crônica ou até mesmo que já fizeram cirurgia bariátrica, devem ficar atentas aos possíveis sintomas e realizar exames de rotina como prevenção, para identificar a patologia, caso ela se desenvolva”, explica a médica. Como forma de prevenção das anemias carenciais, a Dra. Caroline aponta que é preciso manter uma alimentação balanceada.
Para mais informações sobre a campanha “Doar Sangue: Amor Insubstituível” e as condições especiais para a realização do check-up, acesse https://amorsaude.com.br/.

Check Also

dengue

Ampliada vacinação contra dengue para crianças de 10 a 14 anos

Desde quinta-feira, 11 de abril, a Prefeitura de São Paulo ampliou a vacinação contra a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *