Home / Gastronomia / Safra de janeiro: carambola, cupuaçu, figo, goiaba e graviola são as frutas do mês
figo

Safra de janeiro: carambola, cupuaçu, figo, goiaba e graviola são as frutas do mês

É comum que muitas pessoas se dediquem a criar listas de desejos e metas no início do ano. Uma maneira fácil e saborosa de mudar e começar 2022 com o pé direito é diversificar o prato e apostar nos alimentos da safra do mês.
Além de riscar o “se alimentar melhor” da lista de ano novo, consumir alimentos da safra traz benefícios para o bolso: eles são mais baratos devido à maior abundância na época. Mas não é só isso, já que possuem menos aditivos químicos são ainda mais benéficos à saúde.
As frutas são ricas em vitaminas fundamentais para o fortalecimento do sistema imunológico e ajudam a manter um bom funcionamento do sistema digestivo. Devido à quantidade de fibras e água em sua composição, ainda contribuem para a hidratação da pele.
Por isso, são essenciais para uma alimentação balanceada, podendo ser consumidas em sucos ou saladas, cruas, cozidas ou assadas, com iogurte, granola, ou puras mesmo.
Para começar o ano com muita energia invista no figo, um alimento altamente energético por ser rico em açúcar e uma das frutas da safra deste mês.
Inclusive, o figo contém vitamina C, sais minerais como potássio, cálcio e fósforo, auxilia no combate a inflamações do sistema respiratório e possui ação laxativa suave, por conter fibras solúveis. Além de ajudar na prevenção do câncer, devido à presença da substância benzaldeído.
Para ter uma alimentação mais saudável é recomendável dar preferência às compras na feira, de pequenos produtores ou até mesmo cultivar uma horta caseira. E, claro, sempre manter a higiene e o cuidado no preparo e no armazenamento dos alimentos.
As frutas da safra de janeiro são: Abacate fucks e geada, Abacaxi havaí, Carambola, Cupuaçu, Figo, Goiaba, Graviola, Jaca, Laranja pera, Limão taiti, Mamão formosa, Manga palmer, Maracujá doce, Marmelo, Nectarina estrangeira, Pêssego estrangeiro, Pinha, Pitaia e Sapoti. Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

la-pastina

La Pastina é a nova importadora dos Azeites Família Zuccardi no Brasil

A La Pastina, detentora da mais completa linha de Azeites Premium do mercado, anuncia a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *