Home / Cultura / Secretaria Municipal de Educação de São Paulo cria EducaVest-SP
educavest

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo cria EducaVest-SP

Para complementar o aprendizado e ampliar as possibilidades de acesso ao Ensino Médio nas Instituições de Ensino Técnico que contam com processos seletivos, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo criou o EducaVest-SP, um cursinho pré-vestibulinho gratuito destinado aos estudantes que estão no 9º ano e na última etapa da Educação de Jovens e Adultos em escolas da Prefeitura de SP.
Interessados podem efetuar inscrição no espaço UniCEU ou na secretaria da unidade escolhida. São 15 polos na cidade, localizados principalmente em Centros Educacionais Unificados (CEUs) e também em dois Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs).
O EducaVest foi uma demanda dos estudantes, através de pesquisa realizada no 4° Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis em 2023, e tem a intenção de promover a autonomia e a igualdade de oportunidades a partir de uma ação complementar às aulas regulares que visa fortalecer o aprendizado e impulsionar a inserção de nossos estudantes nos diversos processos seletivos voltados à faixa etária.
Durante o curso, além do enriquecimento curricular, ocorrem vivências educacionais por meio de visitas monitoradas em instituições que possuem Ensino Médio Integrado ao Técnico.  As turmas são organizadas semestralmente e em formato presencial com aulas de segunda a sexta-feira.
A grade é composta por 15 horas-aula, sendo: 3 aulas de Língua Portuguesa, 3 de Ciências Humanas, 3 de Ciências da Natureza e 6 de Matemática. Cada hora-aula tem duração de 45 minutos.
Inscrições: Estudantes que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental ou a última etapa da Educação de Jovens e Adultos em escolas da Rede Municipal de Ensino podem efetuar inscrição no prédio da UniCEU, nos polos presentes nos CEUs, ou na secretaria escolar dos polos situados nos CIEJAs. São 35  vagas por polo e elas são preenchidas por ordem de cadastramento.
Profissionais envolvidos: Podem atuar como docentes do Projeto EducaVest-SP os professores de Ensino Fundamental II e Médio, efetivos e contratados, dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. As aulas são atribuídas como composição ou complementação de Jornada de Trabalho/Opção ou como Jornada Especial de Horas-Aula Excedentes – JEX.

Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

caetano-de-campos

Exposição ‘O magnífico edifício que São Paulo possui’: 130 anos do prédio da Escola Caetano de Campos

O Núcleo de Memória e Acervo Histórico – NUMAH, do Centro de Referência Mario Covas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *