De tempos em tempos, uma velha discussão volta a ganhar corpo: a saída da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), para outro local. Especula-se que seria para área próxima ao Rodoanel, em Perus ou Cajamar.
Em visita à redação do Jornal Nosso Bairro, o vereador Eliseu Gabriel lamenta interesses pouco claros de quem levanta hipótese de transferência da Ceagesp.
Ele afirma que a Ceagesp está onde está há 54 anos, presta bons serviços e é uma das grandes referências de negócios e também culturais da cidade de São Paulo, particularmente para o bairro da Vila Leopoldina.
“Os argumentos não se sustentam e a verdadeira intenção, parece, é arrumar uma boa desculpa para forçar uma privatização, ao lado de um “bom negócio”, imagine-se pra quem”, destaca Eliseu Gabriel.
Ele conversou com permissionários, empresários do ramo de alimentação que abastecem seus estabelecimentos lá e frequentadores do varejo. “Ninguém quer essa mudança, que só serve a um grupo pequeno de pessoas com interesses pouco claros”, diz.
Eliseu Gabriel é enfático: “precisamos falar; a sociedade precisa mostrar, desde já, que queremos a permanência da Ceagesp na região onde ela está”, completa o vereador Eliseu Gabriel.
Para ele, não tem que haver a mudança de local e muito menos uma privatização, que colocaria em risco o trabalho de tantos anos dos empresários permissionários, além de desarticular essa importante rede de produtores atraída pela Ceagesp. O vereador Eliseu Gabriel lembrou ainda que, além da importância econômica, a Ceagesp é uma atração turística da cidade de São Paulo, construída ao longo de mais de meio século.
O varejo, principalmente aos domingos, atrai milhares de pessoas que vêm de todas as partes do Brasil e até do exterior. É uma referência alimentar, cultural e turística da cidade. Por lá, circulam cerca de 50 mil pessoas diariamente.
“O que precisamos é de uma revitalização e uma gestão mais autônoma que fortaleça ainda mais os permissionários e toda a cadeia de pequenos produtores e empresas de pequeno e médio porte que têm seus negócios afetados pelo entreposto”, acrescenta Eliseu.
Modernização
O vereador indica, porém, que se deve discutir a revitalização da Ceagesp, algo que conta com apoio dos próprios permissionários. “A modernização das instalações seria de grande utilidade para todo o entorno, sem a necessidade de discutir a concessão do estabelecimento para a iniciativa privada”, afirma.
Boa notícia
Uma boa notícia, que vem ao encontro da permanência da Ceagesp na Vila Leopoldina, foi divulgada no mesmo dia em que o Jornal Nosso Bairro entrevistava o vereador Eliseu Gabriel. O Conselho de Programa de Parcerias e Investimentos (CPPI) publicou em Diário Oficial resoluções para tirar a Ceagesp do plano de privatização do governo federal.
Check Also
Placa na fachada do Morumbi é liberada
A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) da Prefeitura de São Paulo aprovou no …