Criado em 2021, o projeto da Prefeitura de São Paulo promove a prática de tênis nos Centros Esportivos e nas escolas municipais, beneficiando crianças de baixa renda interessadas no esporte. Nas escolas é feito um processo introdutório, apresentando o tênis de maneira lúdica durante as aulas de educação física e a partir daí, espera-se que as crianças interessadas sigam aprendendo a modalidade com o esporte nos CEs.
Para aquelas crianças que desejarem continuar aprendendo e praticando o esporte fora da escola, basta se dirigir a um dos Centros Esportivos, fazer a inscrição e iniciar as aulas. O projeto é desenvolvido em escolas públicas e nas quadras dos seguintes CEs…
Zona Norte: CE Jardim São Paulo/CEE Alfredo Inácio Trindade e CE Freguesia do Ó/CEE Aurélio Campos;
Zona Sul: CE Ibirapuera/CEE Mané Garrincha;
Zona Leste: CE Mooca/CEE Salim Farah Maluf e CERET;
Zona Oeste: CE Lapa/CEE Edson Arantes do Nascimento “Pelezão”.
No primeiro trimestre de 2025 (janeiro a março), o projeto beneficiou 2.575 crianças, de 6 a 12 anos, na cidade de São Paulo. Em relação aos Centros Esportivos, o maior número de beneficiários está no Centro Esportivo Ibirapuera, que conta com 6 quadras.
Como todo equipamento público, as quadras também são utilizadas pela população em geral, além das crianças atendidas pelo projeto, incluindo os usuários que integram a Associação Amigos do Tênis do Ibirapuera (SATI), de acordo com a escala de horários.
As atividades, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Rede Tênis, foram iniciadas em meados de 2022, já que é necessário apresentar o projeto de massificação aos coordenadores dos Centros Esportivos nas escolas. Também há um trabalho de alinhamento junto às Diretorias, professores de educação física e coordenadores pedagógicos.
Fonte: capital.sp.gov.br