Home / Cultura / Bibliotecas municipais registram aumento de 30% de visitas nos últimos três anos
bibliotecas

Bibliotecas municipais registram aumento de 30% de visitas nos últimos três anos

De acordo com o levantamento do Biblioteca em Números, política de transparência de dados da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB), a Prefeitura registrou um aumento de 30% nas visitas aos equipamentos da cidade. E o mesmo aconteceu com o empréstimo de livros e materiais.
Segundo os dados, as bibliotecas municipais foram visitadas 30,94% a mais em 2024 do que nos últimos dois anos. Em 2022 foram registradas 900 mil visitas em todos os equipamentos enquanto que, no ano passado, o número subiu para mais de 1,1 milhão. O crescimento já tinha começado em 2023, com 22% a mais de visitas do que em 2022, ultrapassando um milhão: 1.102.189.
Com o aumento de visitas, os empréstimos de livros também cresceram quase 20% no mesmo período. Em 2022, no ano em que o Brasil começava a sair do lockdown causado pela pandemia da Covid-19, cerca de 385 mil livros foram retirados das bibliotecas pelo público. Em 2024 a taxa subiu para mais de 500 mil títulos emprestados. Também houve aumento de quase 20% nas matrículas: se em 2022 eram 34.845, em 2024, foram para 41.546.
Os dados são da Biblioteca em Números, que reúne informações de atividades, serviços, visitas e rendimento das bibliotecas municipais de São Paulo em números e disponibiliza para consulta livre aos usuários. O munícipe pode conferir as quantidades de pessoas que visitaram as bibliotecas, de livros emprestados, de eventos culturais realizados – presencialmente e/ou de forma on-line – e total de livros no acervo. Estão disponíveis as informações do primeiro trimestre de 2025.
Programação especial: além de serem procuradas pelo acervo de livros, as bibliotecas municipais do Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB) são espaços que apresentam atrações e eventos, que vão desde feiras de livros e rodas de conversas com autores à saraus, contação de história, programações musicais e até teatros. As programações especiais feitas nas bibliotecas contribuíram para o aumento do fluxo de pessoas, já que também aumentaram quando comparam-se os últimos dois anos: em 2022, foram realizados 559.189 eventos; em 2024, 771.478, ou seja, um aumento de 37,96%.
Mais acessos aos livros: com o intuito de tornar os livros uma linguagem mais acessível e popular para todos, duas iniciativas se destacam: os livros em Braile, produzidos e publicados pelo Centro Cultural São Paulo, e os on-line através do site ou aplicativo BiblioSP, que disponibiliza os títulos no celular ou qualquer outra tela.
Livros em Braille e on-line: o CCSP tem cerca de 2 mil títulos traduzidos para braille, o que possibilita a leitura para as pessoas com deficiência visual. Este serviço é prestado desde 1947, data de abertura da biblioteca. Primeiro é feita uma curadoria, com base na demanda do público que frequenta o Centro Cultural e alguns livros são escolhidos, revisados, passados para braile e então impressos no mesmo lugar.  Na sequência, passam por mais uma revisão feita por voluntários e/ou funcionários com deficiência visual, antes de serem encadernados, processados e catalogados.

Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

feira

Feira de Recrutamento & Carreira no Campus da USP com oportunidades de estágio e trainee

A Feira de Recrutamento & Carreira, evento anual promovido pela FEA Jr, empresa júnior da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *