A SP Invisível acaba de lançar a campanha Inverno Invisível 2025, com o objetivo de reduzir os impactos do frio na vida de pessoas em situação de rua. O mote da campanha — “Dias quentes, noites frias” — chama atenção para uma realidade pouco vista: as noites perigosamente geladas que já afetam milhares de pessoas, mesmo com dias ainda amenos.
A campanha Inverno Invisível busca arrecadar fundos para a aquisição de refeições quentes, moletons, água e kits de higiene, que serão entregues entre os meses de maio e agosto. A instituição estima distribuir 36 mil ítens para cerca de 4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas de São Paulo.
“As pessoas imaginam que o frio começa em junho, mas para quem está na rua, a dor chega muito antes. A campanha Inverno Invisível representa o compromisso da SP Invisível com ações estruturadas de cuidado emergencial, escuta ativa e proteção da dignidade humana. Nosso objetivo é mobilizar a sociedade para garantir que ninguém enfrente o frio extremo sem apoio e visibilidade”, afirma André Soler, CEO e fundador da SP Invisível.
As doações para a campanha são feitas diretamente pelo site da SP Invisível, com valores acessíveis que fazem a diferença. Com R$ 50, é possível oferecer uma refeição quente + kit higiene; com R$ 100, uma refeição quente + um moletom novo da SP Invisível; e com R$ 140, garantir refeição quente + moletom novo da SP Invisível + kit higiene.
Os itens são distribuídos a partir das 18h, em pontos estratégicos da cidade de São Paulo, por uma rede de voluntários e equipe técnica. Nas manhãs seguintes, a ação oferecerá, ainda, um café acompanhado de um gorro – ambos de doações já recebidas –, em cinco regiões com maior concentração de população em situação de rua.
Cada entrega vai além do material: é acompanhada de escuta, presença e cuidado. A primeira foi na manhã do dia 21 de maio, às 10h, no Largo da Batata.
Esse ano, as peças de divulgação da campanha Inverno Invisível serão ilustradas com uma arte exclusiva, criada e doada pelo letrista e artista visual Filipe Grimaldi, da Agência Aborda. O trabalho representa com profundidade o espírito da campanha: a urgência e o cuidado com as pessoas em situação de rua durante os meses mais frios do ano. O artista registrou o processo de criação, que está disponível em breve nas redes sociais.
Como empresas podem participar? As empresas que tiverem interesse em contribuir podem fazê-lo por meio de apoio financeiro ou doação de produtos (itens de higiene pessoal, absorvente e preservativos). É possível, ainda, se tornar uma embaixadora da causa, mobilizando colaboradores e clientes por meio de uma página personalizada de doações, além de participação dos colaboradores nas ações presenciais, proporcionando uma experiência transformadora de conexão e propósito. Para saber mais sobre as possibilidades e viabilidade, bem como contrapartidas, basta entrar em contato pelo formulário disponível no site.
A SP Invisível reforça seu compromisso com transparência e impacto mensurável, com atualizações semanais e relatórios públicos. Para doar ou saber mais: www.spinvisivel.org/invernoinvisivel
Instagram @spinvisivel | Hashtag oficial: #InvernoInvisível
Sobre a SP Invisível: Criada em 2014, a SP Invisível é uma organização da sociedade civil que trabalha para transformar a realidade da população de rua a partir das histórias de cada esquina de São Paulo. O cuidado está presente em nossos três pilares de atuação: conscientização sobre a realidade da população em situação de rua; assistencialismo para combater o frio e a fome; e assistência social para viabilizar a inclusão produtiva através da nossa iniciativa de capacitação e empregabilidade. “Nós ouvimos as pessoas em situação de rua, contamos suas histórias e promovemos autonomia para que novas realidades sejam possíveis”.
