A origem do Dia das Mães surgiu nos Estados Unidos, bem no começo do século XX, porém existem algumas semelhanças entre essa data comemorativa e algumas celebrações realizadas na Antiguidade clássica, isto é, na Grécia e Roma antigas, pois homenagens à figura materna não são uma exclusividade do mundo contemporâneo, na Grécia, por exemplo, celebrava-se Reia, a mãe dos deuses.
Como data comemorativa, o Dia das Mães surgiu na primeira década do século XX, sendo criado por Anna Jarvis, cujo intento era homenagear a sua mãe, Ann Jarvis, conhecida por realizar trabalho social com outras mães, sobretudo no período da Guerra Civil Americana.
Ann Jarvis, que frequentava uma igreja metodista, dedicou sua vida ao ativismo social. Lá ela criou o Mother’s Day Work Clubs, uma instituição voltada para melhorar as condições sanitárias de algumas cidades na Virgínia Ocidental. Nesse trabalho, Ann Jarvis dava assistência às famílias que necessitavam de ajuda, e orientava-as para que elas tivessem boas condições sanitárias, de forma a evitar doenças.
Com o falecimento de Ann Jarvis, em 9 de maio de 1905, sua filha Anna Jarvis, anos depois, decidiu criar uma data comemorativa para homenagear a sua mãe. O trabalho de Anna Jarvis fez com que um memorial em homenagem à sua mãe fosse realizado em maio de 1908. Sendo que a partir de 1909, Anna Jarvis dedicou-se inteiramente a sua missão de conseguir a oficialização do Dia das Mães. Em 1910, o estado que sua mãe atuou como ativista, a Virgínia Ocidental, tornou o Dia das Mães oficial. E em 1914, o Congresso norte-americano estabeleceu o segundo domingo de maio como o data para a celebração, e a medida foi ratificada pelo então presidente do país, Woodrow Wilson. A data foi criada exatamente como forma de homenagear todas as mães.
Dia das mães no Brasil: a popularização dessa data nos Estados Unidos fez com que ela eventualmente chegasse ao Brasil. Os historiadores falam que a primeira celebração do tipo aconteceu aqui em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Porém foi oficializado no Brasil na década de 1930, quando o presidente Getúlio Vargas emitiu o Decreto nº 21.366, em 5 de maio de 1932. Por meio desse documento, determinou-se o segundo domingo de maio como momento para comemorar os “sentimentos e virtudes” do amor materno.
Uma vez criada a data comemorativa, a prática de celebrar o Dia das Mães foi crescendo e tornou-se uma das celebrações mais importantes do ano. Atualmente, o Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal.
Dia das mães no mundo: o Dia das Mães brasileiro seguiu a tradição instituída nos Estados Unidos, assim como em outros países no mundo, como Dinamarca, Alemanha, Austrália, Malásia e Uruguai. Entretanto, nem todos os países seguem a tradição norte-americana e, portanto, comemoram o Dia das Mães em outras datas. A Rússia e a Sérvia, por exemplo, comemoram no dia 8 de março; a Noruega, no segundo domingo de fevereiro; o Líbano, no início da primavera no Hemisfério Norte (21 de março); e a Argentina, no terceiro domingo de outubro.
O mais importante é que essa figura tão importante na vida de todos, seja homenageada da forma que merece, independentemente da data. Parabéns e Feliz Dia das Mães, todos os dias!
