Home / Saúde e Estética / Prefeitura promove o primeiro Avança Saúde – Mental
saude-mental

Prefeitura promove o primeiro Avança Saúde – Mental

No mês em que se celebra a Luta Antimanicomial, comemorada nacionalmente no dia 18 de maio, a Prefeitura promove, a partir desta semana, o programa Avança Saúde – Mental com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde física e cognitiva. A iniciativa, executada por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), será realizada nas 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, ao longo dos meses de maio e junho.
Durante o evento serão realizados grupos de acolhimento, atualização de cadastro e identificação de demandas relacionadas à saúde mental, incluindo histórico de tratamento, uso de medicamentos psicotrópicos, consumo de álcool, outras drogas e tabagismo. A ação também visa atualizar o cadastro e identificar pessoas em sofrimento psíquico decorrente de situações de racismo.
O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, reforça a importância e o compromisso do município com a saúde mental dos paulistanos: “a rede de cuidados da capital foi ampliada com a criação de 20 novos Caps entre 2016 e 2024, passando a 103 atualmente. E ações como essas aumentam ainda mais o cuidado, a prevenção e a promoção da saúde”.
“Esta é uma oportunidade para que a atenção básica olhe de forma mais atenta para as questões de saúde mental da sua população dentro das Unidades Básicas de Saúde”, destaca Cláudia Longhi, coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental da Coordenadoria de Atenção Básica.
Serão realizadas outras atividades que incluem avaliação do índice de massa corpórea (IMC), aferição de pressão arterial e triagem para diabetes mellitus (DM). Haverá também atendimento com profissionais de enfermagem para atualização de vacinas e estratificação de risco cardiovascular.
Na área laboratorial serão oferecidos testes rápidos e exames periódicos como glicemia, colesterol e monitoramento terapêutico. Para a saúde da mulher haverá coleta de citologia oncótica e solicitação de mamografias para pacientes e acompanhantes elegíveis. Também será aplicada a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa na Atenção Básica (Ampi-AB), com foco no cuidado integral.
O programa prevê ainda orientação farmacêutica sobre o uso correto de medicamentos, especialmente psicotrópicos e cuidados com a saúde bucal, com triagem de risco para cáries e lesões em tecidos moles.
As crianças também terão espaço na ação, com atividades lúdicas voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares, ao estímulo de habilidades sociais e cognitivas por meio de brincadeiras e exploração de linguagens artísticas.
ModeraSP e combate ao tabagismo: durante a ação haverá orientação sobre o uso da ferramenta “Modera SP”, disponível no aplicativo e-saúdeSP, voltada à prevenção do uso abusivo de álcool. Também será aplicado um teste de dependência à nicotina, com orientações sobre o abandono do tabaco.
Atuação da equipe multiprofissional: serão promovidas diversas ações educativas, individuais e coletivas, por meio de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics). As atividades abordam temas como saúde sexual e reprodutiva, prevenção da violência (NPV), diversidade, educação alimentar e nutricional (EAN), fortalecimento de vínculos parentais e rodas de conversa sobre sofrimento mental e racismo.

Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

vacinacao

Capital realiza “Dia D de Intensificação de Vacinação” neste sábado (10)

Neste sábado, 10 de maio, será realizado na cidade de São Paulo, por meio da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *