Home / Cultura / Acervos de bibliotecas dos CEUS estão disponíveis para estudantes, profissionais e comunidade
bibliotecas

Acervos de bibliotecas dos CEUS estão disponíveis para estudantes, profissionais e comunidade

As 46 bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) de administração direta têm mais de 810 mil itens cadastrados para serem usados por estudantes, profissionais e comunidade em geral. Além de atrair o público com os acervos literários, elas contam com atividades como saraus, mediação de leitura, entre outras.
O acervo é composto por livros, gibis, mangás, periódicos e jornais. Algumas unidades possuem ainda jogos de tabuleiro, brinquedos, fantoches, entre outros materiais. O espaço pode ser utilizado para estudo individual e/ou coletivo, além de programação cultural com contação de história, oficinas, exposições, clubes de leitura, Orientação à Leitura e Pesquisa, visita monitorada, e muito mais.
Qualquer pessoa pode participar das atividades oferecidas pelas bibliotecas dos CEUs ou fazer a carteirinha para empréstimos dos livros. Mas é necessário que se faça uma inscrição, apresentando um documento de identidade e um comprovante de residência. Não há limite de idade ou escolaridade para obter a carteirinha, porém, caso o leitor seja menor de 16 anos, a inscrição deve ser feita por um responsável legal, que assinará o Termo de Responsabilidade emitido na unidade.
“As bibliotecas dos CEUs estão, principalmente, em áreas de alta vulnerabilidade social, e são importantes para a garantia do acesso à informação e ao conhecimento. Muitas são a primeira biblioteca pública que a pessoa entrou, o primeiro “Cartão de Leitor”, o primeiro livro que leu, o primeiro sarau que frequentou, ou seja, são espaços que possibilitam que essas pessoas acessem uma multiplicidade cultural, acadêmica e de relações sociais permeadas pela literatura, oralidade, arte e cultura”, destacou Paula Felice, Analista de Informação, Cultura e Desporto da Coordenadoria dos CEUs (COCEU).
Curiosidades – Segundo dados do Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas, a unidade com maior acervo é a do CEU Jambeiro, com 31.379 títulos cadastrados. Coincidentemente, ele foi o primeiro a ser inaugurado. Outro dado interessante é que do início deste ano até hoje, foram feitos 18.874 empréstimos nas bibliotecas.
Outra curiosidade é que as bibliotecas dos CEUs estão cadastradas no Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB). Foram os Departamentos de Bibliotecas Públicas e Infantojuvenis da Secretaria Municipal de Cultura que conceberam o projeto de biblioteca dos CEUs, com base na política de implantação dos equipamentos.
Bebetecas – Além das bibliotecas, alguns CEUs da capital possuem bebetecas, equipamentos dentro das bibliotecas dos respectivos CEUs dedicados às famílias da primeira infância, tendo como público-alvo bebês e crianças entre 0 e 3 anos.
Nelas, os bebês e adultos encontram um espaço de convivência e aprendizado, com brinquedos, livros e mobiliários apropriados, além da participação de um profissional capacitado para trabalhar no atendimento e a mediação entre os pais, bebês e o espaço. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento abrangente da criança, englobando as dimensões motora, cognitiva, linguística e socioemocional.
“As bebetecas são importantes espaços destinados à promoção da cultura do brincar e do cuidar para as crianças de 0 a 3 anos e seus responsáveis, pois para além do acesso aos livros infantis; brinquedos; mobiliários e de profissional mediador, oferecem também um ambiente propício ao fortalecimento da conexão desses adultos responsáveis com suas crianças”, enfatizou Paula
Atualmente, 12 Centros Educacionais Unificados (CEUs) possuem bebetecas, e a previsão é que todos os demais 46 administrados pela SME também recebam esse espaço, a partir do resultado do mapeamento em desenvolvimento pela Coordenadoria dos CEUs (COCEU). Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

memorial

‘Grandes Diálogos no Memorial’

Interação entre duas pessoas, colóquio, conversa, discussão em busca de um acordo, troca de idéias, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *