Home / Saúde e Estética / Ampliada vacinação contra HPV para jovens entre 15 e 19 anos
hpv

Ampliada vacinação contra HPV para jovens entre 15 e 19 anos

A Prefeitura de São Paulo estendeu a vacinação contra o HPV para adolescentes e jovens na faixa etária dos 15 até 19 anos que ainda não tenham tomado a vacina. O imunizante, que também continua a ser aplicado na faixa etária para a qual é originalmente indicado, dos 9 aos 14 anos, também passa a ser aplicado em dose única (originalmente eram duas doses).
A vacina contra o HPV protege contra os quatro tipos do papilomavírus humano responsáveis pela maior parte dos casos de câncer de colo de útero, um dos mais comuns entre as mulheres, além de outros cânceres e verrugas genitais.
O novo esquema vacinal segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir de estudos realizados ao longo dos 10 anos após o seu lançamento, que aconteceu em 2014. “Esses estudos trazem evidências robustas de que uma dose da vacina pode fornecer proteção contra o HPV igual a duas ou três doses, além de facilitar a logística da vacinação”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI), Mariana de Souza Araújo.
Ela ressalta que a extensão da faixa etária também segue orientações da OMS, uma vez que oito em cada dez homens e mulheres serão infectados com um ou mais tipos de HPV sexualmente transmissíveis em algum momento das suas vidas, e as taxas mais altas de infecção por HPV ocorrem em pessoas sexualmente ativas até os 25 anos.
Na cidade de São Paulo, que adotou a vacina HPV há 10 anos e já aplicou mais de dois milhões de doses, a cobertura na faixa etária dos 9 aos 14 anos está em 72,41% para as meninas e 43,37% para meninos. Vale lembrar que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e buscada pelo PMI é de 80%. O público estimado para a vacina na faixa dos 9 aos 14 anos na capital é de 825.336 pessoas; na faixa dos 15 anos 20 anos, é de 1.536.867.
Adolescentes e jovens não imunizados podem procurar a UBS mais próxima de casa levando consigo o RG e cartão do SUS para tomar a vacina. As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 19h; e as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas funcionam também aos sábados para vacinação, das 7h às 19h. Clique aqui (https://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/) para ver a localização de todos os equipamentos na plataforma Busca Saúde. Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

paraoficina

Paraoficina Móvel: programação do mês de junho

A Prefeitura de São Paulo leva aos bairros da cidade a Paraoficina Móvel, uma van …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *