Home / Cultura / Reaberto novo Museu Casa Mário de Andrade, ampliado e totalmente acessivo
mario-de-andrade

Reaberto novo Museu Casa Mário de Andrade, ampliado e totalmente acessivo

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, celebra a sua contribuição para a cultura brasileira e seu compromisso com a preservação da história e arte paulista, ao reabrir no último sábado, dia 11 de maio, o Museu Casa Mário de Andrade.
Com investimento de R$ 7,7 milhões, o espaço, gerenciado em parceria com a Organização Social Poiesis, passou por completa reestruturação e ampliação, com a aquisição de dois imóveis que também fizeram parte da história da família do escritor, e foram incorporados à residência principal.
A expansão física do museu conta, ainda, com espaço do café; loja e o novo auditório com capacidade para 83 pessoas — esses dois últimos espaços com abertura prevista para o 2º semestre de 2024, sendo o auditório com 100 m² voltado aos diversos tipos de eventos, como seminários, apresentações teatrais e musicais.
Ampliação e acessibilidade: o projeto de reforma também deixou o Museu totalmente acessível. As obras nos dois imóveis incorporados tiveram especial atenção às necessidades das pessoas com deficiências e mobilidade reduzida. O novo Museu passa a ter, agora, rampas de acesso, placas em Braille nas portas, elevador, piso podotátil e banheiros adaptados atendendo os 782,67 m² de área agora disponíveis aos frequentadores.
São cerca de 20 cômodos, incluindo uma sala de exposições temporárias de 105 m², um espaço para o acervo bibliográfico destinado a pesquisadores, outros para café e loja que terá produtos relacionados ao escritor.
As novas escadas de metal que levam ao pavimento superior do Museu receberam o acabamento de tábuas em peroba rosa retiradas da antiga estrutura dos tetos das casas anexadas. Com a entrega do espaço cultural reestruturado, a Casa Mário de Andrade emerge como um símbolo de resistência, preservação e valorização da memória e da cultura brasileira em um dos bairros mais antigos e tradicionais da capital paulista.
Exposições: a reabertura ao público do Museu Casa Mário de Andrade conta com duas exposições gratuitas, com período de visitação de 11/05 a 4/08. Com a curadoria de Francisco Almendra está aberta a exposição “A origem de Macunaíma”. A mostra apresenta duas partes. A primeira é uma experiência em Realidade Virtual (VR), com classificação a partir de 12 anos e agendamento obrigatório pelo site. A outra é a exposição Multimídia, com classificação livre e sem a necessidade de agendamento prévio.
A segunda atração disponível ao público é a exposição “Estúdio de uma vida”, que tem curadoria da equipe do Museu Casa Mário de Andrade. A mostra fica disponível também até 4/08 e a programação é totalmente gratuita. No site do Museu www.casamariodeandrade.org.br , fica disponível a agenda completa das atrações.  Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Check Also

museu-da-ligua-portuguesa

3ª Feira de Troca de Livros

Neste sábado, 8 de junho, das 14h às 17h, acontece a 3ª edição da Feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *