Home / Comunidade / Seu Imposto de Renda devido pode financiar projetos para população idosa
imposto-de-renda

Seu Imposto de Renda devido pode financiar projetos para população idosa

Ao fazer a sua declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) é possível destinar parte do valor devido para projetos sociais, como os financiados pelo Fundo Municipal do Idoso (FMID) da cidade de São Paulo. Em 2022, 52 propostas de Organizações da Sociedade Civil foram selecionadas e podem receber recursos para o desenvolvimento de projetos nas áreas de educação, proteção e saúde da pessoa idosa.
Para doar, é preciso escolher o modelo completo da declaração. No menu, acessar o item “Doações diretamente na declaração”. Ao clicar, aparecem duas abas: Criança e Adolescente e Idoso. Escolha Idoso e depois clique em Novo. Na página seguinte, selecione o município: São Paulo e a Unidade da Federação: Estado de São Paulo. O valor de sua doação vai aparecer automaticamente, de acordo com os seus rendimentos. Ele pode ser de até 3% do total.
O passo seguinte é imprimir e pagar o DARF. Se você tiver imposto a pagar, o total destinado será descontado do seu IR. Se você tiver direito à restituição, o total destinado será somado ao que você tem a receber.
É possível escolher o estado e município do FMID que vai receber a doação, então você pode doar para o Fundo da capital paulista mesmo quando a declaração é feita em outra região.
“Com a doação de parte do imposto devido ao FMID, o contribuinte estará direcionando os recursos para áreas de seu interesse e ajudando a financiar projetos que beneficiam diretamente ao idoso que reside na cidade de São Paulo”, afirma Renato Cintra, coordenador de Políticas para Pessoas Idosas, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Inclusão digital e orientação financeira – O projeto Conecta Aí participou do edital FMID de 2019, mas por conta da epidemia de covid-19 não pôde ser executado antes. É desenvolvido pelo Instituto Velho Amigo, em telecentros e também nas comunidades de Heliópolis, Sacomã e Ipiranga. Atualmente, participam da iniciativa 120 pessoas idosas que aprendem a como utilizar computadores e celulares, contribuindo para a sua integração ao mundo digital.
“Hoje, infelizmente, temos um cenário de dúvidas por trás de doações para entidades. A doação a fundos por meio do Imposto de Renda garante mais transparência. Você pode mostrar para a sociedade o resultado desses projetos, além de indicar o destino das doações, com toda a transparência” explica a coordenadora de projetos, Elza Araujo.
Marcos Roberto Bruno preside a Associação Mais Viver, com sede no Jardim Santa Edwiges, Zona Sul da capital, que desenvolve o projeto Orientação Financeira na Terceira Idade, de inclusão digital. A finalidade é ensinar a pessoa idosa a utilizar aplicativos dos bancos, a se proteger de golpes financeiros, poupar dinheiro.
São turmas de até 18 pessoas que participam das atividades durante cinco meses, três vezes por semana. Ele também destaca que a doação pelo IR garante a transparência dos recursos e continuidade dos projetos desenvolvidos. “Muitas vezes, um projeto importante pode não ter continuidade pela falta de dinheiro. Com os recursos do contribuinte pelas doações, via Imposto de Renda, é possível dar continuidade e até ampliar o alcance dos projetos”. Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

esporte

O esporte e sua importância para todas as idades

A prática de uma atividade esportiva é de extrema ajuda, independente da faixa etária do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *