Home / Comunidade / Trechos da ciclovia às margens do rio Pinheiros são reabertos
ciclovia

Trechos da ciclovia às margens do rio Pinheiros são reabertos

Dois trechos da ciclovia Franco Montoro, às margens do rio Pinheiros, foram reabertos. A liberação aconteceu com a conclusão da maior parte das obras de instalação dos gabiões (estruturas de grande durabilidade e resistência), iniciadas em março de 2022. As obras visam melhorar a estrutura e preservar as margens do rio, além de trazer mais segurança.
O local recebe cerca de 150 mil ciclistas por mês. São dois trechos liberados, na chamada margem leste, paralelo à Linha 9-Esmeralda, sendo um deles localizado entre a Ponte Estaiada (Octavio Frias de Oliveira) e a Ponte Flutuante, com um quilômetro de extensão, e o outro entre a Ponte do Jaguaré e a Ponte Cidade Universitária e equivalente a dois quilômetros. Tanto a ciclovia quanto a operação da Linha 9 são de responsabilidade da concessionária ViaMobilidade.
A medida foi importante para a colocação de muros de gabiões ao longo do rio, o que auxilia no controle do processo de erosão das margens e na segurança dos usuários das ciclofaixas. Os novos muros também contam com rampas de acesso a cada 250 metros, intercaladas em cada margem, que permitem o acesso da fauna local à margem do rio, como as capivaras.
Com a entrega da obra, os dois trechos voltam a ser liberados para que a população possa andar de bicicleta na ciclofaixa. Outra novidade é que agora haverá uma conexão direta para os ciclistas irem até o Parque Villa-Lobos, o que permite maior locomoção nas opções de lazer da população e conexão com as ciclovias das avenidas Brigadeiro Faria Lima, Pedroso de Morais e Professor Fonseca Rodrigues. A recuperação total das margens deve ser concluída em abril, com a etapa final das obras que totalizam, ao todo, aproximadamente 18 quilômetros. Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Check Also

esporte

O esporte e sua importância para todas as idades

A prática de uma atividade esportiva é de extrema ajuda, independente da faixa etária do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *