Home / Saúde e Estética / Alerta para importância da doação de leite humano
leite-humano

Alerta para importância da doação de leite humano

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) faz um alerta às mães que estejam amamentando, para a importância da doação do leite excedente. A maior rede de Bancos de Leite Humano (BLH) do país, que fica em São Paulo, registrou entre janeiro e abril do ano passado, a coleta de 19.163 litros de leite humano, sendo que 15.557 litros foram distribuídos. Já no mesmo período de 2024, houve aumento na doação de leite, totalizando 19.226,5 litros, enquanto a distribuição atingiu 15.043,8 litros. Mesmo assim, é fundamental reforçar os estoques por meio do aumento do número de doadoras.
Os estoques dos Bancos de Leite tem como foco a segurança alimentar, levando aos bebês internados nas Unidades Neonatais o leite da própria mãe, e quando não é possível, o leite da doadora. Para os recém-nascidos internados, receber esse leite minimiza as intercorrências e sequelas da prematuridade, como enterocolite, broncodisplasia pulmonar e retinopatia da prematuridade, além de reduzir o risco de morte, sendo que o nascimento prematuro é uma das principais causas de mortalidade infantil.
Doar leite não atrapalha a amamentação do seu filho. A produção do leite depende do esvaziamento da mama, por isso, quanto mais você amamentar ou extrair, mais leite vai produzir. O leite humano descongelado não pode ser congelado novamente.
O leite materno é um alimento vivo, ele possui anticorpos que são transmitidos da mãe para o bebê, rico em compostos nutricionais e não conseguem ser reproduzidos pela indústria, além de ser sustentável, não gera resíduos e é gratuito. Alimentos como canjica, cerveja preta, água inglesa, doces, entre outros alimentos, não au mentam a produção de leite materno. O melhor estímulo para a produção é o bebê mamando exclusivamente, em livre demanda, com a técnica adequada.  Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Check Also

intoxicacao

Governo de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

O período de férias escolares traz alegria e descanso, e em paralelo, a necessidade de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *