Decoro

Por Dr Assyr Fávero Filho
Há muito testemunhamos autoridades, políticos e famosos proferindo impropriamente jargões, gírias e expressões chulas, o que nos causa perplexidade. Quando falamos em decoro, estamos direcionando para a decência no agir, no pudor, na moral, na ética e na honradez que a sociedade espera dos cidadãos. Já o decoro parlamentar são as normas impostas aos parlamentares do dever de agir e se portar, afinal são nossos representantes.
Nossa constituição federal, em seu artigo 55, prevê como falta de decoro parlamentar o abuso das prerrogativas pelos deputados e senadores, além da percepção de vantagens e atos em desacordo com os regimentos internos (postura, educação, respeito, etc…).
Entretanto, a conceituação de decoro “parlamentar” como também a aplicabilidade das sanções relativas à “falta de decoro” se estende aos ocupantes de cargos no poder executivo, logicamente com sanções previstas não no regimento interno do parlamento.
Dias atrás o senhor prefeito do rio de janeiro, marcelo crivela, investigado por corrupção e outros atos desabonadores, comentou em entrevista coletiva que a ciclovia tim maia se parece com o vasco da gama; só cai. Falta de postura…Deveria calar-se ao invés de proferir este absurdo, ou então orar para as duas vítimas que perderam suas vidas na ciclovia, já que se diz um homem religioso…
E por falar em ficar calado, nosso presidente jair bolsonaro, esperança da maioria do povo brasileiro, deveria conter-se mais em seus pronunciamentos e nas redes sociais. Presidente, tome como exemplo seu vice, o general mourão…Bolsonaro, acreditamos em você…lembre-se que em boca fechada não entra mosquito.
O movimento de domingo passado em todo o brasil, dos brasileiros contrários à corrupção e falta de decoro, surtiu efeito. Rodrigo maio está ligeirinho…quer aprovar as reformas de bolsonaro…É nosso dever, nossa obrigação, lutarmos para um país melhor…Brasil !

Check Also

vip_2

Praça na City Lapa abandonada

Há 6 meses foi solicitado à Subrefeitura da Lapa a limpeza e jardinagem da Praça …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *