Home / Especial / Feliz Páscoa!
especial

Feliz Páscoa!

A Páscoa é, para muitos cristãos, a festa de maior importância do calendário religioso, uma vez que ressalta um acontecimento de grande importância dentro da fé cristã: a ressurreição, entendida no cristianismo como uma demonstração da divindade de Jesus.
Desse ponto de vista, foi por meio da ressurreição que a humanidade teve a redenção de seus pecados. Jesus Cristo, portanto, voluntariamente sacrificou-se para redimir a humanidade e dar-lhe uma nova chance de salvação. Uma vez realizado o sacrífico, o poder de Deus teria se manifestado.
Semana Santa: o calendário litúrgico praticado pelos católicos acompanha a aproximação da Páscoa com muita devoção. A preparação dela é realizada no decorrer da quaresma, período de 40 dias que antecede essa celebração e quando os fiéis realizam alguma penitência/jejum.
Outra marca importante dessa preparação é a Semana Santa, uma tradição que busca relembrar os passos de Jesus durante sua última semana, passando por sua crucificação e ressurreição. Na tradição católica, a Semana Santa é iniciada no Domingo de Ramos e relembra a chegada triunfal de Jesus a Jerusalém.
A Semana Santa também relembra a Última Ceia, na Quinta-Feira Santa. Essa foi a última ceia de Jesus com seus discípulos. Ela foi realizada durante a celebração judaica citada (pesach), e nela Jesus anunciou que um dos discípulos o trairia e que os outros fugiriam perante a sua perseguição. Na Sexta-Feira Santa, ele foi torturado e condenado à morte. O dia seguinte à crucificação de Cristo é conhecido como Sábado de Aleluia, e o domingo no qual Ele ressuscitou é o Domingo de Páscoa.
A data da Páscoa é móvel, e sua instituição foi feita, no século IV, pela Igreja Católica. Durante o Concílio de Nicéia, as autoridades da Igreja definiram sua celebração para o primeiro domingo que acontece após a lua cheia seguinte ao equinócio de primavera (para o Hemisfério Norte). Enfim, uma Feliz Páscoa!!!

Check Also

pelezao

Revitalização das piscinas do Centro Esportivo Lapa “Edson Arantes do Nascimento – Pelezão”

O prefeito Ricardo Nunes entregou nesta sexta-feira, 5 de abril, as obras de reforma das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *