Home / Cultura / Museu de Realidade Virtual que simula mudanças climáticas
realidade-virtual

Museu de Realidade Virtual que simula mudanças climáticas

A Universidade de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira, 8 de abril, o Digital Lab, nome dado ao novo e primeiro museu de ciência, tecnologia e imersão. O espaço fica no campus Butantã, no prédio do Inova USP.
O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa que estuda justamente novas tecnologias para a transição enérgica e quer preparar as gerações para amenizar os problemas das mudanças climáticas. Atualmente, o Centro de pesquisa tem oito programas com quase 60 projetos em andamento. Dentre eles, um que pretende reter o metano, que é um gás poluente e um dos responsáveis pelo efeito estufa, da atmosfera.
O trabalho une ciência, tecnologia e arte e tenta mostrar que o Brasil tem potencial para cumprir o Acordo de Paris, ou seja, pode ajudar a diminuir os efeitos das mudanças climáticas.
O acordo foi assinado em 2015, durante a COP21, em Paris. Seu principal objetivo é manter o aquecimento global do planeta bem abaixo de 2°C até o final do século e buscar esforços para limitar esse aumento até 1.5°C.
O objetivo é mostrar para a sociedade a oportunidade única que o Brasil tem de ser um dos líderes mundiais nessa questão de transição energética.

Check Also

memorial

‘Grandes Diálogos no Memorial’

Interação entre duas pessoas, colóquio, conversa, discussão em busca de um acordo, troca de idéias, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *