Home / Gastronomia / Orientação sobre consumo de pescado em dias de alta temperatura
percado

Orientação sobre consumo de pescado em dias de alta temperatura

O verão já se foi e em apenas três meses o país enfrentou três ondas de calor, com temperaturas cerca de 3 a 5 graus acima da média, algo que tem acontecido com mais frequência nos últimos anos. Em dias quentes, o consumo de pescado in natura (cru) aumenta, pois os amantes de proteínas aquáticas apreciam não só o sabor, mas, sobretudo, a sensação de frescor que proporcionam.
Visando à segurança no consumo, o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apresenta importantes orientações para aqueles que optam por consumir pescado em dias de altas temperaturas. São informações sobre onde e como consumí-lo, bem como transportá-lo, manuseá-lo e armazená-lo, a fim de se protegerem de qualquer indisposição alimentar.
Assim como outros alimentos sensíveis ao calor, como ovo e derivados de leite, o consumo de pescado requer algumas precauções e especial atenção às boas práticas de manipulação.
Compre peixe fresco de fontes confiáveis: certifique-se de comprar o peixe em locais de confiança, como mercados de peixe, peixarias ou supermercados com boa reputação em higiene e qualidade dos produtos.
Armazene o peixe adequadamente: mantenha o peixe refrigerado ou congelado durante o transporte e armazenamento. Evite deixar o peixe em temperatura ambiente por períodos prolongados.
Verifique o frescor do peixe: ao comprar peixe fresco, verifique se os olhos estão brilhantes, as guelras estão vermelhas e as escamas estão bem aderidas à pele. Isso indica frescor.
Manipule o peixe com segurança: lave bem as mãos e todas as superfícies de preparação antes e depois de manusear o peixe. Evite a contaminação cruzada, mantendo o peixe separado de outros alimentos, utensílios e qualquer fonte de contaminação.
Esteja atento aos sinais de deterioração: se o peixe apresentar odor desagradável, textura viscosa ou mudança na cor, é melhor descartá-lo.
Seguindo estas precauções o consumidor pode desfrutar do pescado de forma segura, mesmo durante os dias de calor intenso. Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Check Also

memorial

Festival de Gastronomia Latina

Prepare-se para celebrar os 35 anos do Memorial da América Latina com uma ampla programação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *