Em seminário, vereador Eliseu Gabriel aborda educação ao ar livre e seus benefícios
O rápido crescimento da vida entre quatro paredes, principalmente após a pandemia da Covid-19, tem trazido inúmeros prejuízos para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Obesidade, falta de tônus muscular, agitação, dificuldades de relacionamento e de concentração são alguns deles. Na educação eles também são sentidos e isso acarreta ambientes escolares tensos e com a aprendizagem prejudicada.
Com o intuito de repensar os métodos de ensino e levar a educação para além dos muros escolares, o vereador Eliseu Gabriel (PSB) realiza no próximo 26 de abril, na Câmara Municipal de São Paulo, das 8h às 13h, o seminário “Vamos desemparedar a escola e a vida? Educação ao ar livre e seus benefícios”.
O evento é em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (GIQE), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar da Universidade de São Paulo (Lieppe/USP)
As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas e devem ser realizadas por meio do link www.eliseugabriel.com.br/educacaoaoarlivre
Para muitos especialistas em educação, a rotina monótona e a falta de conexão com a realidade do mundo exterior têm sido apontadas como obstáculos ao desenvolvimento integral dos estudantes. Eliseu Gabriel conta que é nesse contexto que surge a proposta de “desemparedar” a educação, incentivando práticas que levem os alunos a explorarem e a interagirem com o ambiente natural e urbano.
Ao longo do seminário, serão abordados temas como a importância do contato com a natureza no processo de aprendizagem, os benefícios da educação ao ar livre para o desenvolvimento físico, mental e emocional dos estudantes, e as estratégias para integrar essa abordagem ao currículo escolar de forma eficaz. A ideia do seminário ainda envolve a construção de políticas públicas sobre o tema e a discussão de caminhos para uma educação mais inclusiva e dinâmica.
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