Home / Comunidade / Virada Cultural do Pertencimento 2024
virada-cultural

Virada Cultural do Pertencimento 2024

Acontece neste final de semana, sábado (18) e domingo (19), a Virada Cultural do Pertencimento. O evento, gratuito, conta com apresentações de artistas como Kevin O Chris, Gloria Groove, DENNIS, Vanessa da Mata e Michel Teló, entre outros. Com grandes arenas em 12 regiões da cidade, totalizando 22 palcos, a edição 2024 repete o modelo descentralizado que foi sucesso nos últimos dois anos. O festival também acontece nos equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura e de parceiros. Clique neste link  viradacultural.prefeitura.sp.gov.br para ter acesso à programação completa.
Por meio da descentralização,  a Virada leva a cultura para a porta da casa das pessoas, para os bairros e, especialmente, a periferia.
Neste modelo, cada arena (exceto Parelheiro e Cidade Tiradentes) terá dois palcos, com programação intercalada. Serão apresentados shows em locais como Anhangabaú, Brasilândia, Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro e Cidade Tiradentes, além de Heliópolis, Itaquera,  M’Boi Mirim, Parada Inglesa, Parelheiros e São Miguel.
Desta forma, a Prefeitura estimula a economia nas periferias. O modelo foi aprovado em 2023, por 86% do público, de acordo com dados do Observatório do Turismo. O formato do evento melhorou ou melhorou muito, de acordo com 63,9% dos entrevistados.
As Ações do SESC na Virada Cultural acontecem em 19 unidades da capital paulista, com opções gratuitas voltadas a diferentes faixas etárias, em áreas como música, teatro, circo, dança, cinema, literatura, tecnologias e artes, assim como artes e artes visuais.
Transporte: a partir da meia-noite de sábado (18) para domingo (19), os munícipes podem se locomover gratuitamente de ônibus municipal por meio do Domingão Tarifa Zero. São aproximadamente 12 mil linhas de ônibus funcionando em toda a cidade.
Em parceria com o Metrô-SP, as estações Anhangabaú (Linha Vermelha) e São Bento (Linha Azul) vão funcionar para embarque e desembarque 24 horas. As demais das Linhas 1, 2, 3 e 5 permanecerão abertas somente para desembarque durante toda a madrugada. Na linha 4 amarela, o embarque de madrugada será apenas pela estação Vila Sônia. As demais estarão abertas para desembarque e transferência.
Acessibilidade: todos os 22 palcos têm área PCD, com produtores com deficiência recebendo o público. O espaço é sujeito à lotação. Em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), os shows contam com tradução simultânea em libras (exceto atrações da Viradinha).
Sustentabilidade: em parceria com a Virada ODS, a Virada Cultural do Pertencimento 2024 será um Festival Carbono Neutro, neutralizando todas as emissões de carbono geradas. Adicionalmente, o evento conta com o apoio da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP), que providenciará a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nas arenas para a coleta de recicláveis. Após o evento, a SELIMP vai gerenciar a coleta e o encaminhamento dos materiais recolhidos para cooperativas, promovendo a reciclagem eficiente e a economia circular.
A Programação completa está disponível em viradacultural.prefeitura.sp.gov.br e está sujeita a alterações. Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

celso-russomano

Estatuto da Pessoa Idosa sofre alterações. Saiba seus direitos!

O Estatuto do Idoso (Lei nº 10741/2003), a qual fui membro da Comissão Especial para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *