Destaque
Home / Cultura / Carnaval do Museu da Língua Portuguesa
museu-da-lingua-portuguesa

Carnaval do Museu da Língua Portuguesa

As atividades especiais de fevereiro do Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz, incluem a instalação Karaokê Infinito para o público soltar a voz. Estão previstas ainda uma oficina de balangandã em meio ao feriado do Carnaval, o retorno do projeto Falas do Corpo e o fim das inscrições para o Plataforma Conexões 2024.
O Museu inaugurou no dia 3 o Karaokê Infinito. Em diálogo com a exposição temporária Essa nossa canção, a instalação, uma criação da artista Manuela Eichner, permite que o público cante e brinque com músicas do cancioneiro brasileiro, de terça a sábado, das 10h às 17h. Para interagir com a obra, não precisa pagar nada: é só chegar, pegar o microfone e soltar a voz. No Museu, ele estará montado no Saguão B, em um ambiente lúdico, luminoso e colorido – ótimo para fazer fotos e registrar nas redes sociais.
A partir do dia 8 de fevereiro (quinta-feira), a atividade Falas do Corpo volta a ser realizada no Museu da Língua Portuguesa. O projeto oferece aulas de educação física, oficinas, cursos e bailes às pessoas com 60 anos ou mais. A cada quinta-feira, um tema é abordado: no dia 15, curso de pintura em aquarela com colagem; em 22, Baile da Melhor Idade de Carnaval; e no dia 29, uma conversa sobre polêmicas culinárias com o Núcleo Educativo. As atividades ocorrem a partir das 14h em parceria com o educador físico Denny Tavares.
No sábado de Carnaval, em 10 de fevereiro, haverá outra atividade especial para as crianças e suas famílias. Nesta data, o Núcleo Educativo realiza a Oficina de Balangandã. Os educadores vão ensinar como criar este que é um dos adereços mais conhecidos do Carnaval brasileiro e explicar a origem da palavra “balangandã”, relacionada à presença das línguas bantu no país. Gratuita, a ação vai acontecer das 13h às 14h30, no Saguão B, sem necessidade inscrição prévia.
O Museu funcionará normalmente durante o Carnaval, entre 10 e 13 de fevereiro, das 9h às 18h, com entrada permitida até as 16h30. Na segunda-feira, dia 12, a instituição estará fechada para manutenção, como geralmente ocorre neste dia da semana. Na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14, o Museu abrirá às 12h.
O mês de fevereiro também marca o fim das inscrições do Plataforma Conexões 2024, que selecionará dez trabalhos de artistas iniciantes com o tema Línguas Africanas no Brasil, o mesmo da próxima exposição temporária do Museu, a ser inaugurada em maio. O último dia de inscrição será 29 de fevereiro pelo site do IDBrasil.
Outro destaque é a exposição temporária Essa nossa canção, que ficará em cartaz no Museu até o fim de março. A mostra apresenta a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira por meio de experiências imersivas e audiovisuais. Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Check Also

fashion-sampa

Com aporte de R$ 45 mil, programa para aceleração de negócios de moda e costura tem inscrições prorrogadas

O programa “Fashion Sampa: Acelerando Moda e Costura” teve as inscrições prorrogadas e os interessados …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *