Destaque
Home / Comunidade / Novo mural em Pinheiros, prega “tolerância, paz, respeito e união”
mural

Novo mural em Pinheiros, prega “tolerância, paz, respeito e união”

O artista visual Eduardo Kobra se uniu ao artista ucraniano Sasha Korban para criar um mural conjunto em um prédio no bairro Pinheiros, que pudesse retratar as consequências de dois anos de guerra na Ucrânia no meio ambiente.
A parceria é inédita e teve o apoio do Instituto Ucraniano. Intitulada de “The Exchange” (o intercâmbio), a obra foi inaugurada nesta terça-feira, 5 de março, em um prédio de 9 andares que fica na esquina da Rua Pedroso de Moraes com Rua Pinheiros.
O mural representa o objetivo comum a ambos os países pela proteção do meio ambiente, destacando a destruição causada pelo conflito no território ucraniano e os impactos significativos para sua população.
A arte: no mural, borboletas emergem de um vaso tradicional ucraniano rachado, representando tanto os danos causados quanto o reflorescimento do país europeu. O estilo multicolorido de Kobra marca presença em um par de mãos, que unem os pedaços do vaso partido, uma referência à força e à resiliência da Ucrânia e do meio ambiente.
O intercâmbio central para o projeto surge na resposta de Sasha Korban ao mural de Kobra. Sua criação incorpora uma dançarina tradicional ucraniana, que imita o movimento das borboletas, que, por sua vez, surgem também na obra do artista, enfatizando o voo de liberdade que os ucranianos desejam alçar.
Instituto Ucraniano no Brasil: o mural “The Exchange” é a primeira iniciativa do Instituto Ucraniano no Brasil. Com o objetivo de promover internacionalmente a Ucrânia, por meio do desenvolvimento de trocas multiculturais entre pessoas e instituições, a organização partiu de um projeto que simbolizasse os valores compartilhados de ambos os países, como a paixão pela arte de rua e a preocupação ambiental.

Check Also

licenca-maternidade

Brasil e a licença-paternidade

Nesse mês das mães, gostaria de falar de um tema que, em primeira vista, pode …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *