Destaque
Home / Comunidade / Primeiro centro de qualificação profissional para pessoas em extrema vulnerabilidade social
centro-de-qualificacao

Primeiro centro de qualificação profissional para pessoas em extrema vulnerabilidade social

Foi inaugurado nesta terça, dia 16, o primeiro serviço voltado ao acolhimento e qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo Programa Operação Trabalho (POT). Com funcionamento de segunda a sexta-feira, o local irá atender beneficiários da região Centro-Oeste (Sé, Lapa, Pinheiros e Butantã) com aulas de gastronomia, corte e costura, tecnologia e beleza. Outras três unidades serão inauguradas ainda neste ano, nas zonas Sul, Norte e Leste da cidade, com estrutura e capacidade de atendimento semelhantes às da região central.
O Centro POT – Centro de Capacitação Profissional do Programa Operação Trabalho tem capacidade para atender até 3 mil pessoas por semana, também vai oferecer oficinas socioemocionais, com o objetivo de preparar os participantes para o mercado de trabalho.
Estrutura completa: a unidade fica próxima ao Vale do Anhangabaú, no Centro Histórico da cidade, e tem salas para a realização dos cursos de qualificação profissional, como sala de corte e costura com máquinas profissionais, salão de beleza, cozinha experimental, laboratório de informática, entre outros espaços de apoio para os beneficiários. O Centro também é referência aos participantes para as atividades de frente de trabalho, que ocorrem durante a semana, conforme carga horária do projeto. As formações da qualificação profissional são realizadas uma vez na semana, durante todo o período em que o beneficiário estiver no programa.
Programa Operação Trabalho – POT: o programa da Prefeitura de São Paulo é voltado à população em vulnerabilidade social, visando estimulá-la à busca de ocupação, bem como a sua reinserção no mercado de trabalho. Atualmente, são 18 mil vagas, distribuídas em 17 projetos. Há ainda 2 mil disponíveis para preenchimento, sendo que 500 destas são destinadas para as pessoas em situação de rua.
A bolsa varia entre R$ 1.482,60 – 30 horas semanais, 6 horas por dia, ou R$ 988,34 – 20 horas semanais, 4 horas diárias. Entre as ocupações em frentes de trabalho estão zeladoria, manutenção e apoio administrativo. O diferencial desta ação é que os serviços são realizados em locais públicos, fazendo com que o cidadão devolva à cidade o apoio que está recebendo.
Para participar é necessário seguir critérios como ter mais de 18 anos, morar na cidade de São Paulo, estar desempregado há mais de quatro meses e não receber benefícios como seguro-desemprego, FGTS, entre outros. A renda familiar permitida é de até meio salário-mínimo por pessoa da família.
Centro POT “Programa Operação Trabalho” – Unidade Centro
Rua Líbero Badaró, 461 – Centro Histórico. Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

licenca-maternidade

Brasil e a licença-paternidade

Nesse mês das mães, gostaria de falar de um tema que, em primeira vista, pode …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *