Destaque
Home / Cultura / PROGRAMAÇÃO ESPECIAL E GRATUITA NO MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS
culturas-indigenas

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL E GRATUITA NO MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS

Simpósio, debates, cursos e muita diversão no Dia das Crianças farão parte da programação gratuita de outubro do Museu das Culturas Indígenas (MCI). Com a presença de lideranças e diferentes comunidades indígenas, acadêmicos e articuladores, as atividades tratarão de território, temáticas educacionais e saúde da mulher indígena. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
HISTÓRIA PRÉ-COLONIAL: A programação de outubro tem início com o simpósio Leituras de Sedimentos: o que os rios enterrados nos ensinam sobre sustentabilidade urbana, em 07 de outubro, às 9h. Neste encontro, os participantes do território Bixiga-Saracura, acadêmicos e indígenas do litoral do Estado contarão a história do bairro Bixiga antes da colonização europeia, além de abordar a extensão da Mata Atlântica em São Paulo. A região foi local de um dos primeiros quilombos de São Paulo, que inicialmente serviu como rota de fuga de pessoas escravizadas e posteriormente tornou-se moradia permanente.
DIVERSÃO NO FERIADO: No 12 de outubro, a criançada poderá se divertir com brincadeiras indígenas da Aldeia Itapu da cidade de Registro – SP às 10h e às 14h, com atividades lúdicas e brincadeiras para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças que vivem nas comunidades.
TEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO: Profissionais da área educacional terão a oportunidade de participar do curso de formação Folhas, caminhos e palavras – temáticas indígenas na educação, a partir de 21 de outubro, às 9h. As aulas ministradas por educadores, lideranças e mestres dos saberes tradicionais de diferentes povos ampliarão os repertórios teóricos dos participantes para romper visões homogêneas, preconceituosas e caricatas a respeito dos povos indígenas. O curso terá duração de 30h e emitirá certificado de participação.
CINEMA: O cinema indígena também fará parte da programação deste mês, em 26 de outubro, às 18h. O Cineclube TAVA, projeto do MCI para difundir produções com temáticas relacionadas aos povos originários, exibirá As bicicletas de Nhanderú (2011), de Patricia Ferreira (Keretxu) e Ariel Duarte Ortega, e Wayuri (2023), de Diana Gandara.
SABERES MEDICINAIS: Para fechar o mês, o MCI participará da campanha Outubro Rosa com o encontro Saúde da mulher indígena: saberes tradicionais e práticas da medicina, em 29 de outubro, às 10h.
Ingressos e programação completa disponível no site:
https://museudasculturasindigenas.org.br/
Museu das Culturas Indígenas
Rua Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca. Tel: 3873-1541
E-mail: contato@museudasculturasindigenas.org.br
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br  Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Check Also

fashion-sampa

Com aporte de R$ 45 mil, programa para aceleração de negócios de moda e costura tem inscrições prorrogadas

O programa “Fashion Sampa: Acelerando Moda e Costura” teve as inscrições prorrogadas e os interessados …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *