Home / Uncategorized / Grupo Mulheres por si Mesmas proporciona ambiente acolhedor para moradoras na zona norte
mulheres-por-si-mesmas

Grupo Mulheres por si Mesmas proporciona ambiente acolhedor para moradoras na zona norte

O desgaste mental pode ser desencadeado tanto pelo ambiente profissional quanto doméstico. As mulheres são as mais afetadas, já que, muitas vezes, precisam lidar com uma série de fatores, como dupla jornada de trabalho, violência doméstica, maternidade e maternidade solo, entre outros.
Na rede municipal, o cuidado com a saúde mental pode ocorrer de diversas maneiras, indo além das abordagens nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na zona norte da capital, o grupo Mulheres por si Mesmas, criado em 2018 por iniciativa da equipe da Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/UBS Integrada Vila Pereira Barreto, se reúne uma vez por mês em um espaço diferente: a Biblioteca Brito Broca. O equipamento de cultura se transforma em um espaço para que elas discutam sobre temas variados, como depressão, ansiedade, autoestima, violência, pressão estética, gordofobia e o papel da mulher na sociedade.
O projeto surgiu a partir de uma demanda de saúde na região para reforçar a campanha Outubro Rosa, voltada para conscientização do câncer de mama, mas o grupo continuou se reunindo. A parceria com a biblioteca tem justamente o intuito de sair dos espaços de saúde – lugares comuns para debater essas questões – para ampliar esse cuidado também com outras abordagens, por meio da literatura, vídeo e música.
As conversas enriquecedoras contribuem para que as participantes troquem experiências e conhecimento entre si, uma vez que conseguem perceber que o seu problema pode fazer parte da realidade de outras mulheres. “Para além do sofrimento individual, existe um sofrimento coletivo enquanto gênero, que é importante considerarmos também. É por isso que esse espaço é tão rico e importante”, ressalta a nutricionista Mayara Pereira, coordenadora do grupo desde sua criação.
Além do bate-papo, os encontros são encerrados com uma Prática Integrativa e Complementar em Saúde (Pics) como por exemplo meditação, dança circular ou automassagem, a fim de enriquecer o tempo passado em conjunto e também auxiliar no encaminhamento das mulheres que eventualmente necessitem de acolhimento individual.
Os encontros acontecem sempre na segunda segunda-feira do mês, no período da manhã. Para participar, basta ir até a biblioteca no horário do encontro, divulgado previamente no Instagram: @bibliotecabritobroca. Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

infarto

Infarto silencioso: Entenda mais sobre os ataques cardíacos que podem ocorrem sem você perceber

O infarto silencioso, também conhecido como infarto subclínico, é uma condição cardíaca grave, mas com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *