Home / Comunidade / Quaresma
quaresma

Quaresma

Quaresma é tempo de penitência e conversão.
Período de buscar a espiritualidade de Cristo para viver o Seu renascimento.
A Quaresma 2024 começou nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 14, se estendendo até a celebração da Ressurreição de Jesus, em que cada um é convidado a viver um tempo que se orienta para a Páscoa. Um retiro que não é o fim em si mesmo, mas uma preparação para viver com fé, esperança e amor à paixão e a cruz, a fim de chegar à ressurreição. Uma oportunidade para se aproximar de Deus, purificar o coração dos pecados e mudar de vida. Buscar a espiritualidade do Pai Eterno e levar a sua luz ao mundo.
Uma caminhada longa, de se voltar para Deus a partir da oração, do jejum e da caridade. Diante deste tempo quaresmal, os cristãos devem relembrar o sacrifício de Jesus Cristo, que se recolheu no deserto, jejuando por 40 dias ao iniciar a Sua vida pública e submetendo-se à tentação. Como Ele ensinou, o período é uma oportunidade de purificar a alma.
Tradicionalmente, a Quaresma se estendia por 40 dias, daí o nome, que deriva do termo Quadragésima, que em latim significa “quarenta dias”, começando na Quarta-Feira de Cinzas e terminando no Domingo de Ramos (uma semana antes do Domingo de Páscoa). No entanto, desde o século 20, a Quaresma passou a ter 44 dias. Durante o papado de Paulo VI, o pontífice abriu um decreto, em 1969, estabelecendo que Quaresma deveria se estender até a Ceia do Senhor, o que representa a Quinta-Feira Santa.
Lembrando que a Quaresma não é só da Igreja Católica, mas sim estendida a outras religiões, como por exemplo na Umbanda, uma religião brasileira com matriz africana e que sintetiza elementos do cristianismo, porém o significado é um pouco diferente. Acredita-se que, durante e principalmente após a “festança pagã”, espíritos mal-intencionados estão livres, soltos, para poder perturbar e prejudicar as pessoas, e que talvez, esse recolhimento, a observância desse período, seria uma maneira de se proteger.
Religião à parte, que tenhamos até a Páscoa, muita paz, muito amor e muita luz, e melhor, que estenda pelo ano inteiro, amém!

Check Also

celso

Saiba seus direitos em relação a garantia de um produto

Todo produto adquirido pelo consumidor tem garantia. É o direito de reclamar quando o produto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *