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Ciclos de alongamento e encurtamento podem melhorar desempenho

O ciclo de alongamento-encurtamento é um conjunto de movimentos executados pelos músculos e tendões humanos, quando eles se alongam logo após se contraírem. Em várias modalidades esportivas, esses movimentos possuem grande importância, pois a utilização da energia elástica armazenada pela contração pode afetar o desempenho durante uma competição.
Para otimizar a potência de força dos movimentos que fazem parte desse ciclo, existem algumas estratégias, como o treinamento pliométrico. Este treinamento engloba uma série de exercícios que têm como objetivo utilizar e valorizar o ciclo alongamento-encurtamento, e pode ser útil para melhorar o desempenho esportivo em certas modalidades.
A pesquisa contou com a participação de 28 corredores, todos homens, que foram divididos em dois grupos. Durante oito semanas, um dos grupos acrescentou o treinamento pliométrico na rotina de treinos duas vezes por semana, enquanto o outro manteve a rotina de treinos normal.
No treinamento pliométrico, foram incluídos diversos tipos de saltos na rotina de treino dos corredores, com aumento gradual com o passar das semanas. Neste período, foram avaliados o desempenho dos atletas em saltos, a economia de tempo durante a corrida e a distribuição e percepção sobre os esforços e sentimentos durante uma corrida de 10 km.
Por meio da comparação entre os grupos, junto da comparação do desempenho dos atletas antes e depois do período de treinamento, foi observada uma melhora significativa no desempenho em saltos e na economia de corrida. Por outro lado, o treinamento não indicou mudanças na percepção de esforço ou nos sentimentos de prazer durante a corrida de 10 km.
O estudo é derivado da tese de doutorado de Everton Crivoi do Carmo, defendida em 2015 sob orientação do professor Valmor Tricoli. O trabalho conquistou menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2015.
A tese completa, intitulada “Efeito da economia de corrida sobre a estratégia de prova utilizada durante uma corrida de 10 km”, está disponível no Banco de Teses e Dissertações da USP e pode ser acessada por meio do link: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-07012015-114305/pt-br.php  Fonte: saopaulo.sp.gov.br

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