Home / Saúde e Estética / Dia Mundial de Cuidados Paliativos reforça a importância de promover bem-estar a pacientes
cuidados-paliativos

Dia Mundial de Cuidados Paliativos reforça a importância de promover bem-estar a pacientes

No segundo sábado de outubro é celebrado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos. A data reforça a importância de promover a qualidade de vida dos pacientes com qualquer doença grave e progressiva que ameace a vida.
Receber o diagnóstico de uma doença grave pode desencadear sintomas físicos e conflitos emocionais como medo e depressão, entre outros que atingem não apenas o paciente, mas também seus familiares e cuidadores.
Pensando nisso, o cuidado paliativo consiste em uma abordagem multiprofissional, na qual o médico paliativista trabalha no sentido de garantir o conforto físico do paciente (com recursos para amenizar a dor e reduzir o mal-estar causado pela doença ou mesmo pelo seu tratamento).
Esta equipe inclui ainda enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e outros profissionais capazes de atuar na prevenção e alívio do sofrimento tanto dos pacientes quanto das pessoas que convivem com eles, sempre de forma individualizada.
HSPM mantém unidade dedicada aos cuidados paliativos
Dentro da rede municipal, a Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) é um exemplo de serviço que oferece atendimento diferenciado, em um ambiente especial, voltado a pessoas diagnosticadas com doença ou condição crônica e progressiva. Lá, a equipe multiprofissional trabalha para proporcionar conforto e bem-estar aos pacientes, além de proximidade com suas famílias.
Um olhar humanizado é essencial para entender que, muitas vezes, o paciente precisa de algo que vai muito além da assistência habitual de um hospital. Por isso, no caso desses pacientes, os profissionais da saúde se esforçam para tentar, neste período, realizar desejos que estão ao seu alcance. Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

bebidas

Estudo testa efeito de medicamento na diminuição do desejo por bebidas alcoólicas

A Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) procura voluntários para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *