Home / Especial / Prefeitura cria Operação Altas Temperaturas
altas-temperaturas

Prefeitura cria Operação Altas Temperaturas

Atenta ao impacto que o calor previsto pode causar na saúde da população, em especial as pessoas em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura de São Paulo criou a Operação Altas Temperaturas (OAT), que começou a vigorar nesta quarta-feira, 20 de setembro. Similar à Operação Baixas Temperaturas (OBT), a de altas temperaturas será mobilizada sempre que os termômetros atingirem 32º C, ou sensação térmica equivalente. A ação é feita em parceria com o governo do Estado, por meio da Sabesp.
As principais ações terão foco no convencimento para as pessoas procurarem a rede de acolhimento, onde poderão se abrigar do sol e receberão água e alimento; a instalação de dez tendas em pontos estratégicos, das 10h às 16h, com fornecimento de água e frutas, além de espaço pet; reforço na compra de ventiladores em unidades de acolhimento; e disponibilização de uma ambulância referenciada para atendimento a casos de exposição ao calor para atender essas tendas.
A intensificação da infraestrutura da rede de acolhimento da cidade de São Paulo e a abordagem das pessoas em situação de vulnerabilidade para que elas possam se proteger tem o objetivo de evitar insolação, desidratação e outros problemas que podem decorrer da exposição ao sol forte e altas temperaturas.  Para OAT foi criado um grupo formado pelas Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde, Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Governo e Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA), além da Sabesp.
Os equipamentos da rede de acolhimento terão atenção especial em relação à circulação do ar e pelo menos 160 Centros de Acolhida, Residências Inclusivas e Instituições de Longa Permanência para Idosos receberão ventiladores extras neste período da onda de calor.
Os orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e os agentes das equipes do Ampara SP também prestarão atendimento nas tendas, ofertando acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial e encaminhamento para as demais demandas apresentadas.
Endereços das tendas
• Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
• Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
• Região Norte – Santana (Avenida Cruzeiro do Sul, nº 3.180) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
• Região Leste – Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
• Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)  Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

rio-pinheiros

Rio Pinheiros é destaque nas ações do programa IntegraTietê

Em março de 2023, o Governo de SP lançou o IntegraTietê, iniciativa que prevê uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *